06 setembro 2008

Amigos

Quem nos deu amigos que nos chamam

E nos levam por montes e vales,

Dando-nos tempo bom para esquecer os males

Criando  sonhos que nos acompanham....

 

Quem descobriu em mim vontade de viver

E sujar na terra e no pó da jornada

A mente que assim limpa anda atordoada,

Vendo agora que um futuro novo vai nascer

 

Que fez deste caminho de suor e lágrima

Um grupo de inventores ou de loucos,

Mas que fez viver momentos sempre poucos 

 

Quem são estes que projectam construir

E fazer nascer laços que podem destruir

Vidas perdidadas a que agora fazemos ouvidos moucos.    


  Eduardo Conde Pinto in “Livro do Visionário”

14 julho 2008

Segue o teu destino

Segue o teu destino,
Rega as tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias.

A realidade
Sempre é mais ou menos
Do que nós queremos.
Só nós somos sempre
Iguais a nós-próprios.

Suave é viver só.
Grande e nobre é sempre
Viver simplesmente.
Deixa a dor nas aras
Como ex-voto aos deuses.

Vê de longe a vida.
Nunca a interrogues.
Ela nada pode
Dizer-te. A resposta
Está além dos deuses.

Mas serenamente
Imita o Olimpo
No teu coração.
Os deuses são deuses
Porque não se pensam...
Ricardo Reis

27 maio 2008

Quando Estou Só Reconheço

Quando estou só reconheço
Se por momentos me esqueço
Que existo entre outros que são
Como eu sós, salvo que estão
Alheados desde o começo.

E sinto quando estou
Verdadeiramente só,
Sinto-me livre mas triste.
Vou livre para onde vou,
Mas onde vou nada existe.

Creio contudo que a vida
Devidamente entendida
É toda assim, toda assim.
Por isso passo por mim...

Fernando Pessoa

O meu belo animal que eu tanto adoro....

18 março 2008

Amizade

"Um dia a maioria de nós irá separar-se;
Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora;
Das descobertas que fizemos,
dos sonhos que tivemos,
dos tantos risos e momentos que partilhamos;
Saudades até dos momentos de lágrimas,
da angústia,
das vésperas dos finais de semana,
dos finais de ano,
enfim...do companheirismo vivido;
Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre;
Hoje não tenho mais tanta certeza disso;
Em breve cada um vai para seu lado;
Seja pelo destino ou por algum;
desentendimento,
segue a sua vida.
Talvez continuemos a nos encontrar,
quem sabe...nas cartas que trocaremos.
Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices...
Aí,
os dias vão passar,
meses...anos...
até este contacto se tornar cada vez mais raro.
Vamo-nos perder no tempo...
Um dia os nossos filhos verão as nossas fotografias e perguntarão:
- "Quem são aquelas pessoas?
"Diremos...que eram nossos amigos e...... isso vai doer tanto!
"Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos daminha vida!
"A saudade vai apertar bem dentro do peito.
Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente...
Quando o nosso grupo estiver incompleto...
reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo.
E, entre lágrima abraçar-nos-emos.
Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante.
Por fim,
cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida,
isolada do passado.
E perder-nos-emos no tempo...
Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo:
não deixes que a vida passe em branco,
e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades...
Eu poderia suportar,
embora não sem dor,
que tivessem morrido todos os meus amores,
mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"
Fernando Pessoa

04 março 2008

Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa